segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Como se diagnostica a obesidade?

Saiba como se diagnostica a obesidade em adultos e crianças.




Como se determina ou diagnostica a obesidade e a pré-obesidade?
A obesidade e a pré-obesidade são avaliadas pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice mede a corpulência, que se determina dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30.
Índice de Massa Corporal
IMC > 18 < 25 Kg/m2
Normal
IMC > 25 < 30 Kg/m2
Excesso de Peso
IMC > 30 < 35 Kg/m2
Obesidade moderada (grau I)
IMC > 35 < 40 Kg/m2
Obesidade grave (grau II)
IMC > 40 Kg/m2
Obesidade mórbida (grau III)
No entanto, em certos casos, nomeadamente nos atletas, nos indivíduos com edemas e com ascite (hidropisia abdominal), o IMC não é fiável na medição da obesidade, pois não permite distinguir a causa do excesso de peso.
Como se afere a obesidade nas crianças?
O diagnóstico de excesso de peso e de obesidade em função do IMC em crianças e adolescentes não é aplicável com as regras do adulto, devido às características dinâmicas dos processos de crescimento e de maturação que ocorrem durante a idade pediátrica.
Contrariamente ao adulto, em que é possível definir exactamente a pré-obesidade e a obesidade, na criança e no adolescente, com as velocidades de crescimento que registam, em ambos os sexos, uma enorme variabilidade inter e intraindividual, tal não é possível.
Assim, o valor do IMC em idade pediátrica deve ser percentilado e tem como base tabelas de referência:
Valores de IMC iguais ou superiores ao percentil 85 e inferiores ao percentil 95 permitem fazer o diagnóstico da pré-obesidade;
Valores de IMC iguais ou superiores ao percentil 95 permitem fazer o diagnóstico da obesidade.
Consulte
Informações Úteis>Distúrbios Alimentares" href="http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/disturbios+alimentares/comosetrataaobesidade.htm" target=_parent>Como se trata a obesidade?

2 comentários:

  1. Creme de Cenoura e Laranja
    Publicado 27/08/2008 15:01:00 De Cozinha com a Anna (Visitar o site)
    Numa panela pequena, coloquei um pouco de azeite, 2 dentes de alhos, 2 cebolas e 3 batatas aos pedacinhos e 7 cenouras às rodelinhas (todos lavados e descascados).
    Cobri tudo com água e temperei com sal.
    Deixei cozer bem os legumes.
    Retirei do lume, reduzi a puré, com a varinha mágica, e juntei o sumo das 2 laranjas e um pouco de água, para obter a consistência de um creme.
    Juntei coentros picados (sobreviveram porque ficaram no congelador!) e servi morno, quase quase frio.
    Claro que a apresentação do Vítor é muito mais vistosa, mas eu não tinha cebolinho nem mais laranjas para cortar às rodelas...
    É surpreendentemente delicioso... experimentem antes que o calor acabe!

    http://cozinhadanna.blogspot.com/2008/08/creme-de-cenoura-e-laranja.html

    ResponderEliminar
  2. Bolo de manga / laranja

    Ingredientes:
    4 ovos
    350 g açúcar
    440 g farinha
    200 g manteiga
    1 laranja
    1 manga madura
    2 colheres de chá fermento Royal
    Açúcar q.b.
    Preparação:
    Coloque numa taça a laranja e a manga, descascadas e cortadas aos pedaços, juntamente com o açúcarJunte os ovos, a manteiga em pedaçosJunte a farinha e o fermento Deite numa forma untada e polvilhada com farinha (ou forma de silicone) sem buraco 26/28 cmLeve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutosDesligue e deixe no forno durante uns 10 minutos antes de retirarDeixe arrefecer e decore com açúcar (tb polvilhei com canela) e está pronto a servir!Bom apetite.
    • http://segredosdamimi.blogspot.com/2008/11/bo...

    ResponderEliminar