Erros alimentares - os Doces
19.11.2009
Muitas vezes uma opção para a sobremesa!
Dizer-lhe para abolir os doces da sua alimentação seria um erro! Porque sabemos que eles existem! Quando falamos de uma alimentação saudável e equilibrada, significa fazer uma correcta associação dos alimentos em geral, ricos em nutrientes essenciais – proteínas, gorduras, hidratos de carbono, etc. e ingeri-los em quantidades moderadas. Isso inclui também os doces.
Mas, dependendo da grande variedade, nem todos os doces nos fornecem nutrientes necessários ao organismo. É aqui que peço a sua especial atenção!
Deverá optar sempre que possível por doces feitos à base de fruta (compotas de fruta caseiras, sorvetes, etc.) porque não tem gordura. Ingeri-los seguidos de uma das refeições principais é a atitude correcta.
Os doces confeccionados à base de manteiga, ovos, natas, chocolate, farinha branca, bolachas doces, deverão ser uma opção apenas em ocasiões especiais (uma vez por mês, com excepção dos diabéticos). Estes, quando ingeridos em quantidades exageradas irão contribuir para o aumento do peso, do nível do colesterol, do nível de glicémia, etc. E com isso estará a pôr em causa o conceito de alimentação equilibrada (atrás referido), e a contribuir para o aparecimento a médio longo prazo de determinadas doenças (por ex. doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, etc.).
Lembre-se, que é sempre possível comer sem culpa, desde que haja autodisciplina!
Joana Ávila
Nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário